Ambiente de trabalho no governo federal fica abaixo do esperado, diz pesquisa

O governo federal não conseguiu o selo internacional que indica que uma organização tem um ótimo ambiente de trabalho. A avaliação, desenvolvida pela consultoria Great Place to Work (GPTW), foi feita com mais de 30 mil servidores federais. A média geral ficou em 56 pontos, abaixo dos 70 necessários para conseguir o selo.

Na avaliação da consultoria, o pior desempenho se deu no eixo “respeito”, que mediu o quanto os servidores se sentem respeitados por seus líderes, considerando também a valorização profissional, colaboração e consideração. Para esse quesito, a média ficou em 48 pontos. Já a maior média ficou no fundamento “orgulho”, com 69 pontos, que avaliou o sentimento que os funcionários têm diante da sua função no negócio, da sua equipe e do ambiente de trabalho.

Em dezembro, o Ministério da Economia informou, em resposta a um pedido (03005223603202088), que o material seria divulgado no final do primeiro trimestre de 2021. No entanto, o conteúdo só foi divulgado após um recurso em 2ª instância em agosto deste ano (03005131729202116). 

A iniciativa, até então inédita no governo federal, foi coordenada pelo Ministério da Economia. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro do ano passado. Na época, ela foi divulgada tanto no site do Enap, quanto na página do Governo Federal. O objetivo era atingir os mais de 600 mil funcionários federais. Clique aqui para conferir o questionário utilizado e as respostas. 

________________________________________

Este conteúdo saiu primeiro na edição #64 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.

O post Ambiente de trabalho no governo federal fica abaixo do esperado, diz pesquisa apareceu primeiro em Fiquem Sabendo.

Fonte: Fiquem Sabendo
Licença deste conteúdo: