Em 5 meses, volume de madeira apreendida pela PF em 2021 já é o maior desde 2018

O volume de madeira ilegal apreendido pela Polícia Federal no país entre janeiro e maio deste ano já supera a quantidade interceptada anualmente desde 2018, quando os dados começaram a ser registrados pelo Sistema Palas. É o que apontam informações inéditas obtidas pelo Achados e Pedidos, projeto da AbrajiTransparência Brasil e Fiquem Sabendo, com apoio da Fundação Ford

Ao longo dos primeiros cinco meses deste ano, 275 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos em todo o país pela Polícia Federal, de acordo com a planilha enviada pela instituição por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O estado do Amazonas concentrou 80% (219,9 mil metros cúbicos) dessas apreensões. Em todo o ano de 2020 foram 151,2 mil metros cúbicos apreendidos. Em 2019 foram 27,1 mil e em 2018, 163,5 mil. 

De acordo com estimativa de especialistas, uma carreta transporta cerca de 30 metros cúbicos de madeira. Isso significa dizer que, entre janeiro e maio de 2021, os agentes federais apreenderam o equivalente a 7.333 carretas carregadas com toras de madeira ilegal.

Em abril deste ano, a direção da Polícia Federal substituiu o superintendente regional do Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, um dia após ele enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. De acordo com notícia-crime assinada por Saraiva, o ministro teria atuado para obstruir uma investigação que resultou em uma apreensão histórica na região.

A íntegra dos dados enviados pela Polícia Federal pode ser acessada no Achados e Pedidos neste link

________________________________________

Este conteúdo saiu primeiro na edição #59 da newsletter da Fiquem Sabendo, a Don’t LAI to me. A newsletter é gratuita e enviada quinzenalmente, às segundas-feiras. Clique aqui e inscreva-se para receber nossas descobertas em primeira mão também.

O post Em 5 meses, volume de madeira apreendida pela PF em 2021 já é o maior desde 2018 apareceu primeiro em Fiquem Sabendo.

Fonte: Fiquem Sabendo
Licença deste conteúdo: